Workshops
Durante o Festival Nacional de Robótica (FNR 2018), decorre um conjunto de workshops na área da programação e robótica e espaços makers com demonstrações e partilha de projetos.
A entrada é gratuita venha experimentar. Esperamos por todos, inscreva-se e aproveite a oportunidade inscreva os seus alunos e os seus filhos.
Confirmações: dia 18 de abril de 2018
Responsável e inscrições: Fernanda Ledesma (Presidente ANPRI)
Formulário de Inscrição nos workshops
A maioria dos workshops fecharam, porque as inscrições esgotaram. Consulte o formulário acima.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional contacte: geral@anpri.pt
Dinamizador(a):
- Fernanda Ledesma / Anabela Armando
- Centro de Formação ANPRI
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
30
Resumo
A oficina visa uma iniciação à utilização do scratch para criar, programar e editar um pequeno jogo, utilizando um conjunto de cenários, atores e blocos de programação.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: Adobe air, Scratch 2.0
Dinamizador(a):
- Ana Gato/ Fernanda Ledesma
- Centro de Formação ANPRI
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
20
Resumo
Esta oficina tem objetivo juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica (Arduino), usada por artistas, designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores através de programação por blocos no ambiente scratch.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: IDE do Arduino, Scratch for Arduino
Dinamizador(a):
- Luís Fernandes
- Centro de Formação ANPRI
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
A partir dos 12 anos
Número máximo de participantes:
22
Resumo
Introdução ao controlador arduino e instalação da respetiva IDE. Utilização e programação dos pinos digitais e analógicos e controlo da porta Série.
Atividades com leds, buzzers e botões de pressão.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: IDE do Arduino
Dinamizador(a):
- Luís Dourado
- Centro de Formação ANPRI / Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
A partir dos 12 anos
Número máximo de participantes:
20
Resumo
O Robot Anprino combina a impressão 3D, arduino, eletrónica e programação num robot.
Neste workshop vamos programar o Robot Anprino com a plataforma ardublockly que nos permite programar por blocos e também converter em código para a IDE do arduino. Programação para afinar os motores e testar os sensores dos robots.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: IDE do Arduino, Ardublockly
Dinamizador(a):
- Cláudia Barata / Fernanda Ledesma
- Centro de Formação ANPRI
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
20
Resumo
Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma uma linguagem de programação por blocos com o tynker.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: tynker
Dinamizador(a):
- Artur Coelho
- Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro | Centro de Formação ANPRI
Duração prevista
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
20
Resumo
Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia. Numa sessão, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D, e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado)
Acesso Wi-Fi.
Serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.
Dinamizador(a):
José Cruz / botnroll.com
Horário
27 de Abril, 11h30
Duração prevista
1h30m
Resumo
Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para percorrer uma pista de obstáculos sem bater nas suas paredes, no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho e programação baseada em Arduíno. No final fazemos uma pequena competição entre os participantes!
Este workshop é recomendado para iniciantes em programação e robótica.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)
Dinamizador(a):
José Cruz / botnroll.com
Horário
27 de Abril, 14h00
Duração prevista
1h30m
Resumo
Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para seguir uma linha preta em fundo branco de forma autónoma, percorrendo uma pista no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho. Será usada programação Arduíno. No final fazemos uma corrida entre os participantes!
Este workshop é recomendado para participantes que já tenham conhecimentos mínimos de programação em Arduíno.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)
9. Atividades interdisciplinares utilizando o pensamento, programação e robótica, através da leitura
Dinamizador(a):
- Sílvia Menezes e Suzete Santos
- Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja
Duração prevista
1h30m
Público alvo
Todos
Número máximo de participantes
20
Resumo
Workshop que tem como objetivo partilhar algumas das estratégias e dinâmicas de trabalho colaborativo e interdisciplinar, ao nível da criação de cenários de aprendizagem, partindo da leitura e do trabalho realizado com as BE do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. Está especialmente direccionado a docentes do pré-escolar e 1º ciclo, podendo ser aplicadas as mesmas estratégias a outros níveis de ensino.
Requisitos / Equipamento necessário:
Computador portátil.
Dinamizador:
- Paulo Torcato e Raul Silvério Coutinho
- Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
Duração prevista:
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
18
Resumo:
A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para a descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. A programação e apresentação de atividades experimentais, por alunos e para alunos, estimula os intervenientes e promove o gosto pela Ciência e a autoaprendizagem.
Recorrendo a Robôs (neste caso, Lego EV3) pretende-se construir e programar protótipos para problemas tipo.
Requisitos/Equipamento necessário:
Computador portátil
Software: Lego
Dinamizador:
- Joaquim Sapateiro
- ATEC
Duração prevista:
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
20
Resumo:
Os robôs ajudam as nossas vidas
Requisitos/Equipamento necessário:
Não tem
Dinamizador:
- Rui Delgado
- Escola Profissional de Almada
Duração prevista:
1h30m
Público alvo:
M/12
Número máximo de participantes:
20
Resumo:
Programar um jogo para smartphones android usando o MIT App Inventor
Requisitos/Equipamento necessário:
Os participantes deverão ter conta Google, smartphone android e a aplicação MIT AI2 Companion
MIT AI2 Companion
Acesso à rede Wi-Fi local
Dinamizador:
Fátima Mira
Câmara Municipal de Torres Vedras
Duração prevista:
2h30m
Público alvo:
1ºCiclo
Número máximo de participantes:
1 turma (30 alunos)
Resumo:
Atividades lúdicas de iniciação à programação e robótica tais como:
Ozobots (construir pistas e resolver desafios com código de cores);
Programação em Ozoblockly (desafios no computador);
Iniciação à Eletrónica (construção de circuitos eléctricos);
“Aprender a programar” (tabuleiro de iniciação à programação);
Programar o “Robot CR7” (jogo onde se programa um robot para marcar golos);
Programar o Cyber Robot e o Mio Robot;
Controlar robots por bluetooth com telecomando (comando através de aplicação no telemóvel ou tablet).
Requisitos/Equipamento necessário:
Internet e computadores
Dinamizador:
- LabAberto
- Apresentação de projetos da Escola Profissional Serviços e Comércio do Oeste (ESCO)
Duração prevista:
3h00m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
40
Resumo:
Asa Voadora, Rover, Wifi Cloud, Computador de BX custo, 3D; Simulação de voo; Drone Quad; Arduino Física
Dinamizador:
- LAB ABERTO FAB LAB
Duração prevista:
3h00m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
40
Resumo:
Modelação e impressão 3D;
Desenho vetorial e corte a laser;
prototipagem de projetos.
Dinamizador:
- LAB ABERTO FAB LAB
Duração prevista:
3h00m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
40
Resumo:
Plotter 2D;
Robot mais simples do mundo;
CNC Gcode;
Reab;
Rover;
modelação e impressão 3D;
Asas;
Simulação de voo de drones.
Dinamizador:
- Carlos Almeida
- Centro de Formação ANPRI
Duração prevista:
1h30m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
30
Resumo:
Iniciação à programação dos robots Lego EV3.
Requisitos/Equipamento necessário:
Computador portátil
Software:
Dinamizador:
- João Morim
- Cinel
Duração prevista:
3h00m
Público-alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
10
Resumo:
A identificação das ferramentas, a designação dos cabos, a identificação das fibras e tubos através do código de cores, necessárias ao acto de efetuar fusões entre Fibras ótica. Demonstração prática de Fibra Ótica
Requisitos/Equipamento necessário:
Não tem
Software:
Não aplicável
Dinamizador:
- José Domingues
Duração prevista:
3h00m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
10
Resumo:
Soldadura de componentes THT e SMD de uma placa de Circuitos Impressos
Requisitos/Equipamento necessário:
Noções de Soldadura
Software:
Não aplicável
Dinamizador:
- José Andrade
- Cinel
Duração prevista:
3h00m
Público alvo:
Todos
Número máximo de participantes:
15
Resumo:
Programação de PICAXE - com o tratamento generalizado das instruções que servirão de base para programar um robot segue linhas
Requisitos/Equipamento necessário:
Informática na óptica do utilizador/gosto por bricolage/ gosto por eletrónica e Computador portátil
Software:
PICAXE Editor 6 /AXE027 USB Cable Driver
Dinamizador:
- Paulo Torcato
Duração prevista:
1h30m
Público alvo:
Professores
Número máximo de participantes:
18
Resumo:
Atividades de matemática com recurso a programação e robótica.
Trabalho prático sobre proporcionalidade direta com recurso à programação numa linguagem visual, o mBlock, e a robôs
Requisitos/Equipamento necessário:
Computadores
Software:
mBlock 3