Workshops

Durante o Festival Nacional de Robótica (FNR 2018), decorre um conjunto de workshops na área da programação e robótica e espaços makers com demonstrações e partilha de projetos.

Sem compromisso de outros workshops que possam vir a realizar-se, estão desde já confirmadas os que a seguir se listam.

A entrada é gratuita venha experimentar.  Esperamos por todos, inscreva-se e aproveite a oportunidade inscreva os seus alunos e os seus filhos.

Confirmações: dia 18 de abril de 2018

Responsável e inscrições: Fernanda Ledesma (Presidente ANPRI) 

 Formulário de Inscrição nos workshops 

Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional contacte: geral@anpri.pt

 

DIA

HORÁRIO

ROBOT CLASSROOM

CODING CLASSROOM

25 abril  

4ªf


Manhã

10:00h – 11:30h

10. Robótica na Sala de Aula

1.Criar um jogo com scratch

Manhã

11:30h - 13:00h

10. Robótica na Sala de Aula

1.Criar um jogo com scratch

Tarde

14:00h – 15:30h

4.Programação com ardublocky para anprino

12. Cria o teu jogo Android

Tarde

15:30h – 17:00h

3. Introdução ao Arduino

5. Programação com Drones

 

DIA   

HORÁRIO  

ROBOT CLASSROOM

CODING CLASSROOM

MAKER CLASSROOM

26 abril                     

5ªf


Manhã

10:00h – 11:30h                                

3. Introdução ao Arduino                              

13. Robótica para todos             

 

14. LAB ABERTO FAB LAB: presentação de projetos

Manhã

11:30h - 13:00h

9. Atividades interdisciplinares utilizando o pensamento, programação e robótica, através da leitura

Tarde

14:00h – 15:30h

6. Modelação de impressão 3D

13. Robótica para todos                                       

14. LAB ABERTO FAB LAB: Apresentação de projetos

Tarde

15:30h – 17:00h

3. Introdução ao Arduino

 

DIA

HORÁRIO

ROBOT CLASSROOM

CODING CLASSROOM

MAKER CLASSROOM

27 abril       

6ªf


Manhã

10:00h – 11:30h             

 20. Iniciação à robótica móvel - Picaxe

1.Criar um jogo com scratch  

Manhã

11:30h - 13:00h

4. Programação com ardublocky para anprino

7. Bot'n Roll coding challenge - Pista de obstáculos  18. Fusão de Fibra Ótica

Tarde

14:00h – 15:30h

11. Robotuga

8. Bot'n Roll coding challenge - Pista de corrida

15. Demonstração 

LAB ABERTO FAB LAB

Tarde

15:30h – 17:00h

 2. Scracth para Arduíno

 

 

 

DIA

HORÁRIO

ROBOT CLASSROOM

CODING CLASSROOM

MAKER CLASSROOM

28 abril  

Sab


Manhã

10:00h – 11:30h      

2. Scracth para Arduíno

 

5. Programação com Drones

  16. Demonstração 

LAB ABERTO FAB LAB 2

Manhã

11:30h -13:00h

19. Microssoldadura

5. Programação com Drones

Tarde

14:00h – 15:30h

 17. Iniciação à programação com Lego EV3

   

Tarde

15:30h – 17:00h

 17. Iniciação à programação com Lego EV3

 

16. Demonstração 

LAB ABERTO FAB LAB 2

  

 

 

Dinamizador(a):

  • Fernanda Ledesma / Anabela Armando
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

30

Resumo

A oficina visa uma iniciação à utilização do scratch para criar,  programar e editar um pequeno jogo, utilizando um conjunto de cenários, atores e blocos de programação.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: Adobe air, Scratch 2.0

Dinamizador(a):

  • Ana Gato/ Fernanda Ledesma
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Esta oficina tem objetivo juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica (Arduino), usada por artistas,  designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores através de programação por blocos no ambiente scratch.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino, Scratch for Arduino

Dinamizador(a):

  • Luís Fernandes
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

A partir dos 12 anos

Número máximo de participantes:

22

Resumo

Introdução ao controlador arduino e instalação da respetiva IDE. Utilização e programação dos pinos digitais e analógicos e controlo da porta Série.

Atividades com leds, buzzers e botões de pressão.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino

Dinamizador(a):

  • Luís Dourado
  • Centro de Formação ANPRI / Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

A partir dos 12 anos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

O Robot Anprino combina a impressão 3D, arduino, eletrónica e programação num robot.

Neste workshop vamos programar o Robot Anprino com a plataforma ardublockly que nos permite programar por blocos e também converter em código para a IDE do arduino. Programação para afinar os motores e testar os sensores  dos robots.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino, Ardublockly

Dinamizador(a):

  • Cláudia Barata / Fernanda Ledesma
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma  uma linguagem de programação por blocos com o tynker.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: tynker

Dinamizador(a):

  • Artur Coelho
  • Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro | Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia. Numa sessão, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D, e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado)

Acesso Wi-Fi.

Serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.

Dinamizador(a):

José Cruz / botnroll.com

Horário

27 de Abril, 11h30

Duração prevista

1h30m

Resumo

Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para percorrer uma pista de obstáculos sem bater nas suas paredes, no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho e programação baseada em Arduíno. No final fazemos uma pequena competição entre os participantes!

Este workshop é recomendado para iniciantes em programação e robótica.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)

Dinamizador(a):

José Cruz / botnroll.com

Horário

27 de Abril, 14h00

Duração prevista

1h30m

Resumo

Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para seguir uma linha preta em fundo branco de forma autónoma, percorrendo uma pista no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho. Será usada programação Arduíno. No final fazemos uma corrida entre os participantes!

Este workshop é recomendado para participantes que já tenham conhecimentos mínimos de programação em Arduíno.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)

Dinamizador(a):

  • Sílvia Menezes e Suzete Santos
  • Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja

Duração prevista

1h30m

Público alvo

Todos

Número máximo de participantes

20

Resumo

Workshop que tem como objetivo partilhar algumas das estratégias e dinâmicas de trabalho colaborativo e interdisciplinar, ao nível da criação de cenários de aprendizagem, partindo da leitura e do trabalho realizado com as BE do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. Está especialmente direccionado a docentes do pré-escolar e 1º ciclo, podendo ser aplicadas as mesmas estratégias a outros níveis de ensino.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil.

Dinamizador:

  • Paulo Torcato e Raul Silvério Coutinho 
  • Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

18

Resumo:


A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para a descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. A programação e apresentação de atividades experimentais, por alunos e para alunos, estimula os intervenientes e promove o gosto pela Ciência e a autoaprendizagem.

Recorrendo a Robôs (neste caso, Lego EV3) pretende-se construir e programar protótipos para problemas tipo.

Requisitos/Equipamento necessário:

Computador portátil
Software: Lego 

Dinamizador:

  • Joaquim Sapateiro
  • ATEC

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo:

Os robôs ajudam as nossas vidas

 

Requisitos/Equipamento necessário:

Não tem

Dinamizador:

  • Rui Delgado
  • Escola Profissional de Almada

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

M/12

Número máximo de participantes:

20

Resumo:

Programar um jogo para smartphones android usando o MIT App Inventor

Requisitos/Equipamento necessário:

Os participantes deverão ter conta Google, smartphone android e a aplicação MIT AI2 Companion
MIT AI2 Companion

Acesso à rede Wi-Fi local

Dinamizador:

Fátima Mira

Câmara Municipal de Torres Vedras

Duração prevista:

2h30m

Público alvo:

1ºCiclo

Número máximo de participantes:

1 turma (30 alunos)

Resumo:

Atividades lúdicas de iniciação à programação e robótica tais como:

Ozobots (construir pistas e resolver desafios com código de cores);

Programação em Ozoblockly (desafios no computador);

Iniciação à Eletrónica (construção de circuitos eléctricos);

“Aprender a programar” (tabuleiro de iniciação à programação);

Programar o “Robot CR7” (jogo onde se programa um robot para marcar golos);

Programar o Cyber Robot e o Mio Robot;

Controlar robots por bluetooth com telecomando (comando através de aplicação no telemóvel ou tablet).

Requisitos/Equipamento necessário:

Internet e computadores

Dinamizador:

  • LabAberto
  • Apresentação de projetos da Escola Profissional Serviços e Comércio do Oeste (ESCO)

Duração prevista:

3h00m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

40

Resumo:

Asa Voadora, Rover, Wifi Cloud, Computador de BX custo, 3D; Simulação de voo; Drone Quad; Arduino Física

 

Dinamizador:

  • LAB ABERTO FAB LAB

Duração prevista:

3h00m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

40

Resumo:

Modelação e impressão 3D;

Desenho vetorial e corte a laser;

prototipagem de projetos.

 

Dinamizador:

  • LAB ABERTO FAB LAB

Duração prevista:

3h00m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

40

Resumo:

Plotter 2D;

Robot mais simples do mundo;

CNC Gcode;

Reab;

Rover;

modelação e impressão 3D;

Asas;

Simulação de voo de drones.

 

Dinamizador:

  • Carlos Almeida
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

30

Resumo:

Iniciação à programação dos robots Lego EV3. 

Requisitos/Equipamento necessário:

Computador portátil

Software:

Lego EV3

Dinamizador:

  • João Morim
  • Cinel

Duração prevista:

3h00m

Público-alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

10

Resumo:

A identificação das ferramentas, a designação dos cabos, a identificação das fibras e tubos através do código de cores, necessárias ao acto de efetuar fusões entre Fibras ótica. Demonstração prática de Fibra Ótica

Requisitos/Equipamento necessário:

Não tem

Software:

Não aplicável

Dinamizador:

  • José Domingues

Duração prevista:

3h00m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

10

Resumo:

Soldadura de componentes THT e SMD de uma placa de Circuitos Impressos

Requisitos/Equipamento necessário:

Noções de Soldadura

Software:

Não aplicável

Dinamizador:

  • José Andrade
  • Cinel

Duração prevista:

3h00m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

15

Resumo:

Programação de PICAXE - com o tratamento generalizado das instruções que servirão de base para programar um robot segue linhas

Requisitos/Equipamento necessário:

Informática na óptica do utilizador/gosto por bricolage/ gosto por eletrónica e Computador portátil

Software:

PICAXE Editor 6 /AXE027 USB Cable Driver