Formação acreditada

Sem compromisso de outros workshops que possam vir a realizar-se, estão desde já confirmadas as que a seguir se listam. Responsável e inscrições: Fernanda Ledesma - Presidente ANPRI - fernanda.ledesma@anpri.pt

 

Dinamizador(a):

  • Fernanda Ledesma / Anabela Armando
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

30

Resumo

A oficina visa uma iniciação à utilização do scratch para criar,  programar e editar um pequeno jogo, utilizando um conjunto de cenários, atores e blocos de programação.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: Adobe air, Scratch 2.0

Dinamizador(a):

  • Ana Gato/ Fernanda Ledesma
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Esta oficina tem objetivo juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica (Arduino), usada por artistas,  designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores através de programação por blocos no ambiente scratch.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino, Scratch for Arduino

Dinamizador(a):

  • Luís Fernandes
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

A partir dos 12 anos

Número máximo de participantes:

22

Resumo

Introdução ao controlador arduino e instalação da respetiva IDE. Utilização e programação dos pinos digitais e analógicos e controlo da porta Série.

Atividades com leds, buzzers e botões de pressão.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino

Dinamizador(a):

  • Luís Dourado
  • Centro de Formação ANPRI / Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

A partir dos 12 anos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

O Robot Anprino combina a impressão 3D, arduino, eletrónica e programação num robot.

Neste workshop vamos programar o Robot Anprino com a plataforma ardublockly que nos permite programar por blocos e também converter em código para a IDE do arduino. Programação para afinar os motores e testar os sensores  dos robots.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: IDE do Arduino, Ardublockly

Dinamizador(a):

  • Cláudia Barata / Fernanda Ledesma
  • Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma  uma linguagem de programação por blocos com o tynker.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil

Software: tynker

Dinamizador(a):

  • Artur Coelho
  • Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro | Centro de Formação ANPRI

Duração prevista

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo

Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia. Numa sessão, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D, e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado)

Acesso Wi-Fi.

Serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.

Dinamizador(a):

José Cruz / botnroll.com

Horário

27 de Abril, 11h30

Duração prevista

1h30m

Resumo

Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para percorrer uma pista de obstáculos sem bater nas suas paredes, no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho e programação baseada em Arduíno. No final fazemos uma pequena competição entre os participantes!

Este workshop é recomendado para iniciantes em programação e robótica.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)

Dinamizador(a):

José Cruz / botnroll.com

Horário

27 de Abril, 14h00

Duração prevista

1h30m

Resumo

Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para seguir uma linha preta em fundo branco de forma autónoma, percorrendo uma pista no melhor tempo possível. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho. Será usada programação Arduíno. No final fazemos uma corrida entre os participantes!

Este workshop é recomendado para participantes que já tenham conhecimentos mínimos de programação em Arduíno.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil pessoal, com software IDE Arduíno instalado e biblioteca OneA também instalada (disponível em http://botnroll.com/onea)

Dinamizador(a):

  • Sílvia Menezes e Suzete Santos
  • Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja

Duração prevista

1h30m

Público alvo

Todos

Número máximo de participantes

20

Resumo

Workshop que tem como objetivo partilhar algumas das estratégias e dinâmicas de trabalho colaborativo e interdisciplinar, ao nível da criação de cenários de aprendizagem, partindo da leitura e do trabalho realizado com as BE do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. Está especialmente direccionado a docentes do pré-escolar e 1º ciclo, podendo ser aplicadas as mesmas estratégias a outros níveis de ensino.

Requisitos / Equipamento necessário:

Computador portátil.

Dinamizador:

  • Paulo Torcato e Raul Silvério Coutinho 
  • Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

18

Resumo:


A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para a descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. A programação e apresentação de atividades experimentais, por alunos e para alunos, estimula os intervenientes e promove o gosto pela Ciência e a autoaprendizagem.

Recorrendo a Robôs (neste caso, Lego EV3) pretende-se construir e programar protótipos para problemas tipo.

Requisitos/Equipamento necessário:

Computador portátil
Software: Lego 

Dinamizador:

  • Joaquim Sapateiro
  • ATEC

Duração prevista:

1h30m

Público alvo:

Todos

Número máximo de participantes:

20

Resumo:

Os robôs ajudam as nossas vidas

 

Requisitos/Equipamento necessário:

Não tem